O cantor inglês Paul Mario Day, conhecido por ter sido o primeiro vocalista da banda britânica de heavy metal Iron Maiden, faleceu aos 69 anos. A notícia foi divulgada na terça-feira, 29, pelo guitarrista Andy Scott, ex-integrante da banda Sweet, através de suas redes sociais. Embora a causa da morte não tenha sido oficialmente confirmada, Day lutava contra um câncer em estágio avançado, conforme informações previamente divulgadas.
O Iron Maiden expressou seu pesar pela perda de Day em uma postagem em seu perfil oficial no Instagram. "Estamos profundamente tristes pelo falecimento de Paul Mario Day, o primeiro vocalista do Iron Maiden em 1975. Nossos pensamentos e sentidas condolências vão para a família e amigos do Paul. Ele era uma pessoa adorável e um bom amigo. Descanse em paz, Paul", escreveu a banda.
Paul Day foi vocalista do Iron Maiden entre 1975 e 1976, período em que a banda estava em seus primeiros passos. Ele liderou a banda em sua estreia, realizada em um salão paroquial para um público de cerca de 20 pessoas. Embora não tenha gravado álbuns com o grupo, Day afirmava ter escrito a música "Strange World", que foi incluída no álbum de estreia da banda, lançado em 1980, mas não recebeu crédito oficial.
Após sua saída do Iron Maiden, Day se juntou a outras bandas do rock britânico, como More, Sweet, Wildfire, Crimzon Lake, Defaced e Buffalo Crows. Nos últimos anos, ele residia na Austrália. Sua morte ocorre pouco tempo após o falecimento de outro ex-vocalista da banda, Paul Di'Anno, que morreu no ano passado.