Dorian Taterka, renomado publicitário brasileiro, faleceu neste domingo, 27, aos 75 anos. Taterka foi o fundador e diretor da Taterka Comunicações, uma agência que se destacou nos anos 1990, atendendo grandes marcas como Itaú, McDonald's, Natura, Polenghi e Tecnisa.
Iniciando sua carreira na publicidade na década de 1970, Taterka trabalhou em agências de renome, incluindo Norton Publicidade e Standard Ogilvy & Mather. Em 1980, ele fundou a TVC – Televisão e Cinema, uma produtora voltada para comerciais, e em 1993 lançou a Taterka Comunicações, que mais tarde atraiu o interesse do grupo francês Publicis, que se tornou sócio minoritário da agência.
Em 2015, a Taterka Comunicações foi fundida com outra agência, resultando na criação da DPZ&T, que uniu as iniciais de Taterka a outros nomes importantes da publicidade brasileira. Eduardo Simon, ex-sócio de Taterka, assumiu a liderança da nova empresa até 2021, quando deixou para fundar a Galeria.
Dorian Taterka também teve uma atuação significativa no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e foi homenageado em 2014 ao ser incluído no Hall da Fama da Academia Brasileira de Marketing (Abramark). Sua contribuição para o setor publicitário será lembrada por muitos anos.