Antônio Galvão Vasconcelos, consultor de varejo e primeiro presidente da antiga Associação Brasileira de Automação Comercial (ABAC), atual GS1 Brasil, faleceu nesta quarta-feira (9) em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, aos 84 anos. Ele sofreu uma parada cardíaca após ser internado no Hospital Emcor. Natural do Rio de Janeiro, Antônio deixa três filhos, três netos e um bisneto.
Reconhecido como o introdutor do código de barras no Brasil em 1983, Galvão foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da automação comercial no país. Sua contribuição foi reconhecida em 1985 pela Secretaria Especial de Informática durante o governo do ex-presidente João Batista Figueiredo. Em 2023, ele foi homenageado pela GS1 Brasil como co-fundador da entidade, que atualmente possui mais de 58 mil associados.
Com mais de 50 anos de experiência no varejo, Antônio começou sua carreira aos 10 anos como vendedor de laranjas e, aos 15, ingressou na rede de varejo Mesbla, onde ocupou diversos cargos até se tornar superintendente de Tecnologia. Em 1985, fundou a Automacom, uma consultoria que atendeu grandes empresas do setor, incluindo Lojas Americanas e Riachuelo.
Além de sua atuação no varejo, Antônio Galvão também foi vice-presidente do Conselho Empresarial de Informática da Associação Comercial do Rio de Janeiro e presidente da Comissão da ABNT, que normatizou o uso do código de barras EAN/Brasil. Em 1999, coordenou o setor de desenvolvimento econômico na elaboração do Plano Estratégico da Prefeitura de Nova Iguaçu, visando transformar a cidade em um centro metropolitano.