A advogada e professora Ana Emília Iponema Brasil Sotero faleceu nesta sexta-feira (18), em Cuiabá, aos 69 anos, após lutar contra um câncer. Ela deixa o esposo, Carlos Alberto Sotero, e duas filhas. Ana Emília era uma figura proeminente na defesa dos direitos das mulheres, atuando como assessora técnica na Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência do Poder Judiciário de Mato Grosso.
Natural do Rio Grande do Sul, Ana Emília se estabeleceu em Mato Grosso em 2003, onde se destacou como especialista na Lei Maria da Penha, mantendo uma amizade com sua autora, Maria da Penha Maia Fernandes. Sua trajetória inclui cargos como superintendente estadual de Políticas Públicas para as Mulheres e presidência da seção mato-grossense da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).
Em abril de 2023, Ana Emília foi homenageada na série documental "Mulheres de (Re)Existência", que destaca histórias de luta de mulheres de diversas origens. Recentemente, ela colaborava na implementação de programas voltados para a conscientização de autores de violência doméstica.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) expressou seu pesar, reconhecendo Ana Emília como uma defensora dos direitos humanos e da igualdade de gênero. O velório ocorrerá na Sala 01 da Funerária Santa Rita, em Cuiabá, a partir das 20h30.