A jornalista e professora Carmelinda Guimarães, de 81 anos, faleceu na manhã deste sábado, 12, em Santos, litoral de São Paulo. A causa da morte ainda não foi divulgada. O velório está programado para ocorrer entre 12h e 16h na Santa Casa de Santos.
Carmelinda Guimarães era graduada em jornalismo pela Universidade Católica de Santos e possuía mestrado e doutorado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Reconhecida como uma proeminente crítica de teatro, sua trajetória inclui colaborações com diversos veículos de comunicação, tanto nacionais quanto internacionais, como O Estado de S.Paulo, A Tribuna de Santos e publicações na Espanha, França, Cuba e Suécia.
Na Universidade Federal de Goiás, onde lecionava na Escola de Música e Artes Cênicas, Carmelinda se especializou na história do teatro, com foco na dramaturgia brasileira e no papel das mulheres na cena teatral. O Jornal Opção entrou em contato com a UFG para obter mais informações sobre o legado da professora e aguarda retorno.