Moradores de São Carlos (SP) têm expressado insatisfação com a escassez de ônibus disponíveis nos finais de semana e feriados, dificultando o deslocamento para o trabalho. Desde a implementação da tarifa zero no transporte coletivo em maio, a população relatou que a quantidade de linhas operando nesses dias não atende à demanda, resultando em atrasos e superlotação. A Secretaria de Mobilidade Urbana, no entanto, afirmou que não houve redução nas linhas ou veículos em operação.
Passageiros como Maria Sátiro de Oliveira, que reside no bairro Cidade Aracy, relatam que precisam pegar dois ônibus para chegar ao trabalho, enfrentando dificuldades adicionais ao utilizar aplicativos de transporte devido à falta de opções. Outros usuários, como a técnica de enfermagem Maria das Dores Ferreira da Silva, também mencionaram a superlotação e os atrasos como problemas recorrentes, afirmando que a situação não é considerada pela administração pública.
A prefeitura explicou que a operação do transporte público é dividida em três formatos distintos, adaptando-se à demanda de usuários em dias úteis, sábados e domingos/feriados. A Secretaria de Mobilidade Urbana está monitorando a situação para identificar se os atrasos são problemas crônicos em algumas linhas ou se são causados por questões pontuais de trânsito. Moradores continuam a solicitar melhorias no sistema para garantir um transporte público eficiente em todos os dias da semana.