Moradores de São Carlos (SP) têm expressado insatisfação com a escassez de ônibus disponíveis aos sábados, domingos e feriados, impactando aqueles que dependem do transporte público para trabalhar. Desde a implementação da tarifa zero em maio deste ano, a Secretaria de Mobilidade Urbana garantiu que não houve redução no número de linhas ou veículos em operação, mas os usuários relatam dificuldades significativas em suas rotinas de deslocamento.
Passageiros como a operadora de caixa Maria Sátiro de Oliveira e a técnica de enfermagem Maria das Dores Ferreira da Silva enfrentam a necessidade de pegar dois ônibus para chegar ao trabalho, além de lidarem com superlotação e atrasos. A cozinheira Lucelena Gomes da Silva destacou que muitos trabalhadores não atuam apenas de segunda a sexta-feira, enfatizando a necessidade de um transporte mais eficiente durante os finais de semana.
A prefeitura esclareceu que a operação do transporte público é ajustada conforme a demanda, com diferentes formatos para dias úteis, sábados e domingos. A Secretaria de Mobilidade Urbana está monitorando os atrasos para identificar se são problemas recorrentes ou pontuais, buscando soluções para melhorar a experiência dos usuários. A situação continua a ser um ponto de preocupação para os cidadãos que dependem do sistema de transporte coletivo na cidade.