Moradores de um condomínio em Ribeirão Preto, São Paulo, protocolaram na quarta-feira (23) uma ação judicial solicitando a expulsão do fazendeiro Alípio João Júnior, de 58 anos, que atualmente se encontra preso preventivamente no Centro de Detenção Provisória (CDP) da cidade. O fazendeiro é alvo de investigações do Ministério Público por uma série de crimes, incluindo perturbação do sossego, ameaças, injúria racial e coação contra os vizinhos.
Segundo o advogado dos condôminos, Hamilton Paulino Pereira Júnior, a ação cível inclui um pedido de liminar para garantir que Alípio não retorne ao prédio caso consiga a liberdade provisória. "A conduta dele é totalmente antissocial, e os moradores temem por sua segurança", afirmou o advogado, ressaltando que a situação se agravou com o histórico de violência do fazendeiro.
Alípio já foi preso anteriormente por disparar uma arma de pressão em um prestador de serviços em um shopping, após um desentendimento relacionado ao estacionamento. Desde então, ele é investigado por diversas ameaças e intimidações a vizinhos, que relataram explosões de bombas e tentativas de invasão de apartamentos. O promotor Paulo José Freire Teotônio destacou que a presença do fazendeiro no condomínio representa um risco à comunidade, dada sua conduta agressiva e os antecedentes criminais que incluem maus-tratos a animais e violência doméstica.