Os Ministros de Relações Exteriores do grupo europeu E3, composto por Alemanha, França e Reino Unido, realizaram uma chamada telefônica com o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, para discutir o futuro do acordo nuclear iraniano. A conversa ocorreu após os recentes ataques dos Estados Unidos e Israel às instalações nucleares do Irã, em junho de 2023.
Durante a comunicação, Araghchi destacou que novas rodadas de negociações só ocorrerão quando as partes estiverem dispostas a um acordo nuclear que seja justo e equilibrado. Ele criticou as políticas de pressão e ameaça da União Europeia e do E3, afirmando que a responsabilidade recai sobre os países europeus para que atuem de forma construtiva.
O representante iraniano também lembrou que a retirada dos Estados Unidos do acordo de 2015, mediado pela UE, foi um fator crucial para a atual impasse nas negociações. Araghchi enfatizou que o Irã não abandonou as conversações, ao contrário dos EUA, que optaram por uma abordagem militar em vez de diplomática.
Essa foi a primeira interação entre os ministros europeus e o Irã desde os ataques aéreos, o que ressalta a crescente tensão na região e a complexidade das discussões sobre a segurança nuclear.