O ministro da Casa Civil, Rui Costa, classificou como "inacreditável" a preocupação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com a rua 25 de Março, em São Paulo, e com o sistema de pagamentos Pix. A declaração foi feita durante um evento sobre transporte de cabotagem nesta quarta-feira, 16 de julho de 2025, onde o ministro criticou a "intromissão absolutamente indevida" dos EUA nas questões comerciais do Brasil. A fala de Rui Costa ocorre em meio a uma investigação comercial aberta pelo governo norte-americano contra o Brasil, que pode resultar em tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de agosto.
A investigação, conduzida pelo Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR), visa analisar as práticas do governo brasileiro que, segundo os EUA, prejudicam empresas de tecnologia norte-americanas. O representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, afirmou que a investigação foi iniciada por ordem de Trump, citando ataques do Brasil a empresas americanas de redes sociais e outras práticas comerciais desleais.
Em resposta, o governo brasileiro enviou uma carta ao governo dos EUA expressando sua "indignação" em relação à sobretaxação anunciada. O documento, assinado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, destaca a disposição do Brasil em dialogar de boa-fé para encontrar soluções que preservem a parceria econômica entre os dois países. O Brasil reiterou seu interesse em receber uma resposta das autoridades americanas sobre propostas de negociação apresentadas anteriormente.