O Ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta sexta-feira (25) que o governo brasileiro está preparado para negociar com os Estados Unidos caso as novas tarifas sejam implementadas a partir de 1º de agosto. Durante sua participação na Expert XP 2025, evento realizado no São Paulo Expo, o ministro destacou a importância do comércio bilateral, que representa 1,4% do PIB brasileiro.
Renan Filho explicou que, embora parte das exportações possa ser redirecionada para outros mercados, setores que dependem mais do comércio com os EUA enfrentarão dificuldades. "O governo vai ter que negociar para reduzir as tarifas", afirmou o político do MDB.
O ministro também comentou sobre os desafios nas conversas com a administração do presidente Donald Trump, ressaltando a disposição do Brasil para dialogar. No entanto, ele deixou claro que a exigência de encerrar o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro não será aceita. "Queremos negociar, mas não queremos entregar o que a nossa Constituição defende como caminho equilibrado de um Estado democrático de Direito", concluiu Renan Filho.