O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta quarta-feira, 16, que o preço do gás natural poderá variar entre US$ 5 e US$ 7 por MMBtu no primeiro leilão da União sobre esse insumo, que será conduzido pela Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA). O leilão está previsto para ocorrer ainda este ano.
A declaração do ministro ocorre após a publicação de uma Medida Provisória (MP) que amplia os poderes do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), visando a redução do preço do gás para o consumidor industrial, uma prioridade do ministério. Silveira destacou que a redução dos preços é uma meta desde o primeiro mandato do presidente Lula.
Durante uma agenda no Espírito Santo, o ministro afirmou que a regulação do gasoduto de escoamento é um passo importante para a realização do leilão histórico. Ele ressaltou que o CNPE, sob sua presidência, agora terá a responsabilidade de definir o acesso às infraestruturas de escoamento, processamento e transporte do gás da União, com base em uma "remuneração justa e adequada".