O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, solicitou nesta quinta-feira (10) a renúncia do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, devido ao seu apoio ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. França argumenta que essa postura prejudica a economia paulista e sugere que o vice-governador, Felício Ramuth, assuma o cargo.
França, em suas declarações, fez uma analogia cultural ao mencionar rituais de honra, insinuando que a renúncia seria uma forma adequada de lidar com a situação. A crítica ocorre em um momento em que Trump anunciou uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, o que intensificou as tensões comerciais entre os dois países.
Tarcísio de Freitas, que já havia demonstrado apoio a Trump ao usar um boné com o slogan MAGA (Make America Great Again), também compartilhou uma publicação do ex-presidente em suas redes sociais, na qual Bolsonaro é mencionado como alvo de uma "caça às bruxas" no Brasil. O governador, que é aliado político de Bolsonaro, é visto como um potencial candidato da direita nas eleições de 2026 contra o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.