O ministro José Múcio Monteiro, indicado como testemunha pela defesa de Rafael Martins de Oliveira, réu em um dos núcleos da investigação sobre a tentativa de golpe, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que rejeite o pedido para que preste depoimento. Múcio alegou desconhecimento dos fatos investigados e protocolou o pedido por meio da Advocacia-Geral da União.
A oitiva de Múcio está agendada para o dia 22 de outubro, às 9h, em um processo que envolve 10 réus, a maioria deles militares, acusados de planejar ações coercitivas para a execução de um golpe. No documento enviado ao STF, o ministro enfatizou que não possui informações sobre os eventos em questão, fundamentando seu pedido de indeferimento com base no artigo 400, § 1º, do Código de Processo Penal.
A defesa de Rafael Martins de Oliveira, que integra o núcleo 3 da investigação, argumenta que o depoimento de Múcio é desnecessário, uma vez que ele não tem conhecimento dos fatos que estão sendo apurados. A decisão do STF sobre o pedido do ministro ainda está pendente.