O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, expressou sua honra em integrar a Corte que, segundo ele, "exerce com seriedade a função de proteger a soberania nacional". A declaração foi feita em uma postagem em seu perfil no Instagram na quarta-feira, 9 de julho de 2025.
A manifestação de Dino ocorre em meio à recente decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto de 2025. Trump justificou a medida em uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alegando que a alta nas taxas é uma resposta ao tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente réu no STF por tentativa de golpe de Estado.
Além das tarifas, Trump criticou o STF, acusando-o de realizar "censuras secretas e ilegais" a plataformas de mídia dos EUA e alegando que o Brasil ataca a integridade das eleições. A situação gera preocupações sobre as relações comerciais entre os dois países e a repercussão no cenário político brasileiro.