O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou hoje, durante a cúpula de líderes do Brics no Rio de Janeiro, que os países membros do bloco defendem o multilateralismo e criticam o protecionismo, especialmente em relação à recente postura dos Estados Unidos. Fávaro destacou que a taxação de exportações de alimentos é um 'absurdo' que impacta negativamente o combate à fome global.
Segundo o ministro, os líderes do Brics, que representam quase metade da população mundial, expressaram a necessidade de um comércio internacional mais justo e acessível. Ele enfatizou que o posicionamento do bloco é um sinal de esperança para a normalização das relações comerciais globais.
Fávaro também classificou a decisão dos EUA de aumentar tarifas de exportação como um 'contrassenso', ressaltando que um governo que se diz liberal deveria evitar medidas protecionistas. Ele reafirmou o compromisso do Brasil com o multilateralismo, considerando-o um caminho adequado para o futuro.
Durante o encontro, o ministro anunciou a abertura de 387 novos mercados para o setor agropecuário brasileiro, destacando a recente exportação da primeira carga de carne bovina para a Indonésia, um passo significativo para o fortalecimento das relações comerciais do Brasil no exterior.