Durante o 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, realizado na última sexta-feira (11) no Teatro da ESPM em São Paulo, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, reconheceu falhas significativas do Estado brasileiro no combate a fraudes relacionadas a descontos associativos que afetaram aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Queiroz destacou que, ao longo das décadas, o INSS nunca realizou a verificação das listas de aposentados que autorizavam descontos em folha de pagamento.
"O Estado brasileiro falhou porque nunca se fez o batimento daquelas listas de aposentados que autorizavam ser descontados em folha. O INSS nunca, na história, conferiu isso. Tomava como verdade os dados das associações", afirmou o ministro, enfatizando a necessidade de uma revisão nos procedimentos de controle.
A declaração do ministro ocorre em um momento em que o governo busca implementar medidas para corrigir as irregularidades e proteger os direitos dos beneficiários do INSS. A reportagem sobre o tema continua em atualização, com novas informações sendo aguardadas sobre as ações do governo para mitigar os impactos das fraudes.