O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira, 30, que está tentando estabelecer uma nova conversa com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, antes da implementação de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, que entrará em vigor na sexta-feira, 1º de agosto. Haddad explicou que Bessent está atualmente na Europa, fechando acordos, e que sua assessoria pediu paciência para retomar as negociações.
Em maio, Haddad se reuniu com Bessent em Los Angeles para discutir as relações econômicas entre Brasil e Estados Unidos. A tarifa, anunciada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, afeta todos os produtos brasileiros vendidos no mercado americano, e até o momento não há indícios de que essa decisão possa ser revertida.
O ministro expressou otimismo em relação ao futuro das conversas, afirmando que a decisão do governo dos EUA não representa o fim das relações comerciais, mas sim o início de um diálogo. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, também destacou que o governo brasileiro está focado na negociação e que um plano de contingência será divulgado somente após a implementação da tarifa.