O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, fez uma ameaça direta ao líder supremo do Irã, Ali Khamenei, neste domingo (27), durante uma visita à base aérea de Ramon. Katz alertou que, caso o Irã continue a ameaçar Israel, o país poderá realizar um ataque 'pessoal' contra Khamenei. 'Se você continuar ameaçando Israel, nosso braço longo alcançará Teerã novamente e com ainda mais força', afirmou o ministro em comunicado divulgado por seu gabinete.
A declaração de Katz ocorre em um contexto de tensões elevadas entre Israel e Irã, especialmente após a guerra de 12 dias que teve início em 13 de junho, marcada por bombardeios israelenses e ataques de mísseis iranianos. Durante o conflito, mais de mil pessoas perderam a vida no Irã, enquanto 29 israelenses foram mortos por ataques iranianos, incluindo uma mulher filipina que faleceu em julho devido a ferimentos.
Embora autoridades israelenses tenham insinuado a possibilidade de uma mudança de regime no Irã durante a guerra, o porta-voz do gabinete do primeiro-ministro, David Mencer, afirmou que Israel não tem a intenção de promover tal mudança, embora reconheça que isso poderia ser uma 'consequência' do conflito. A censura militar imposta por Israel limitou a divulgação de informações sobre os impactos da guerra em posições estratégicas do país.