O ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, afirmou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), errou ao tentar negociar a sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros com representantes dos Estados Unidos. A declaração foi feita ao site Metrópoles nesta quarta-feira, 16, e destaca a necessidade de que Tarcísio busque apoio diretamente com o presidente Lula e o vice-presidente Alckmin, que possuem a competência constitucional para tratar do assunto.
Messias enfatizou que a preocupação do governador é válida, mas que suas ações, incluindo um encontro com o encarregado de negócios da embaixada dos EUA, Gabriel Escobar, provavelmente não terão resultados positivos. "Sinceramente, essa coisa de diplomacia subnacional não funciona", disse o advogado-geral, alertando sobre os riscos de Tarcísio prejudicar o país com sua interferência.
O ministro ainda ressaltou que o governo federal está conduzindo negociações de forma tranquila e com diálogo, e que Tarcísio deveria se colocar à disposição do governo federal para colaborar. A crítica ao governador também foi ecoada por aliados de direita, como o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que acusou Tarcísio de agir com "subserviência servil às elites". Um levantamento da AP Exata indicou que o governador enfrentou mais críticas da própria direita do que da esquerda em suas tentativas de reverter a taxação.