O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, criticou as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante uma entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) nesta quarta-feira (30). França afirmou que a medida se assemelha a um boicote, comparando-a à situação de Cuba, e destacou que tal tarifa inviabiliza a venda dos produtos brasileiros no mercado norte-americano.
França ressaltou que, até o momento, não existe um decreto ou projeto de lei que formalize a proposta de Trump, descrevendo-a como uma ideia que ainda está em discussão. "É uma coisa da cabeça do Trump. Ele digitou lá na rede social dele e disse que vai fazer", comentou o ministro, referindo-se à falta de clareza sobre a implementação das tarifas.
O ministro também mencionou que há várias versões sendo consideradas sobre como as tarifas serão aplicadas, incluindo a possibilidade de que a medida se restrinja a produtos que possuem concorrência no mercado americano. Apesar das incertezas, França afirmou que o governo brasileiro está se preparando para enfrentar os desafios, especialmente em relação aos bens perecíveis que têm um prazo de validade mais curto.