O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, afirmou nesta quarta-feira (9) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenta "invadir a soberania do Brasil" ao enviar uma carta em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante entrevista ao Portal Metrópoles, Macêdo destacou que o conteúdo da mensagem ataca as instituições brasileiras e questiona a integridade do Poder Judiciário.
A declaração do ministro veio à tona no mesmo dia em que Trump anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, alegando que a medida é uma resposta ao tratamento que o governo brasileiro dispensou a Bolsonaro, a quem afirmou respeitar "profundamente". O presidente americano justificou a tarifa como uma reação aos "ataques insidiosos" do Brasil às eleições livres e aos direitos fundamentais de expressão.
As novas tarifas entrarão em vigor a partir de 1º de agosto de 2025 e afetarão todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. Trump criticou a relação comercial entre os dois países, classificando-a como "longa data e muito injusta", e afirmou que o governo dos EUA precisa se distanciar da política tarifária brasileira, que considera como barreiras comerciais injustas.