O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta terça-feira (24) a regulamentação do programa BR do Mar, que promete reduzir os custos logísticos entre 20% e 60%. A declaração foi feita durante a cerimônia de assinatura do decreto de regulamentação, que contou com a ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cancelou sua participação devido a compromissos com presidentes de bancos públicos.
Costa Filho destacou que a regulamentação foi elaborada em colaboração com sindicatos, entidades e representantes do setor produtivo, enfatizando a importância da indústria naval brasileira. O ministro afirmou que o programa terá um impacto significativo no fortalecimento da cabotagem no Brasil, prevendo um aumento na movimentação de contêineres de 1,2 milhão para 2 milhões.
O ministro também ressaltou que a BR do Mar permitirá a utilização dos mares e rios brasileiros, além dos 8 mil km de litoral, para ampliar a cabotagem no país. Ele destacou que a iniciativa visa promover o crescimento do setor, gerar empregos e renda, e fortalecer os portos públicos brasileiros. Atualmente, 65% do transporte no Brasil é realizado por rodovias, e a implementação de novos modais, como a BR do Mar e a futura BR dos Rios, busca criar novas rotas de integração e aumentar a competitividade do setor produtivo nacional.