O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta sexta-feira (4) que a Petrobras iniciará um novo ciclo de investimentos, superando R$ 33 bilhões no setor de refino e petroquímica no Rio de Janeiro. Durante sua declaração, Silveira destacou a importância da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), que se tornou um símbolo da resistência ao fechamento das operações de refino no Brasil. Ele atribuiu a continuidade da unidade à decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que evitou seu fechamento.
Silveira enfatizou que os investimentos visam garantir a segurança de suprimento e a soberania energética do país, além de contribuir para a redução dos preços dos combustíveis e, consequentemente, da inflação. A nova unidade de bioquerosene de aviação (BioQav) receberá R$ 5 bilhões e começará a produzir 50 mil metros cúbicos de combustível sustentável de aviação (SAF) com 1,2% de óleo vegetal nos próximos meses.
O ministro também defendeu a atuação do presidente Lula em meio a tensões com o Congresso, ressaltando a importância da reforma do setor elétrico e o programa Luz do Povo, que promete zerar a tarifa de energia para milhões de brasileiros a partir de amanhã. Silveira reiterou que as ações do governo visam promover justiça tarifária e tributária no país.