O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi anunciado como um dos finalistas da segunda edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), nesta terça-feira (22). Moraes concorre na categoria Direito com sua obra "Democracia e Redes Sociais: o Desafio de Combater o Populismo Digital Extremista", publicada pela editora Atlas.
No livro, Moraes examina como o populismo digital extremista utiliza as redes sociais e serviços de mensagens para minar os fundamentos da democracia. O autor destaca a atuação das chamadas "milícias digitais" na propagação de desinformação e discursos de ódio, além de propor a necessidade de regulamentação das plataformas digitais para proteger o eleitorado de manipulações, especialmente em períodos eleitorais.
O Prêmio Jabuti Acadêmico abrange 25 categorias e conta com outros renomados finalistas, como o físico Marcelo Gleiser e a historiadora Lilia Moritz Schwarcz. Além de Moraes, também disputam o prêmio o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) André Ramos Tavares e a secretária-geral do STF, Aline Osorio, entre outros juristas. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal da CBL no YouTube.