A ministra das Finanças do Reino Unido, Rachel Reeves, afirmou nesta terça-feira, 22, durante audiência na Câmara dos Lordes, que espera alcançar as metas de estabilidade econômica e regras fiscais antes do prazo de cinco anos. Reeves enfatizou que seu foco é atingir esses objetivos de forma sustentável, evitando pressões que possam comprometer investimentos em infraestrutura. "Não quero fazer isso rapidamente e entrar em uma situação na qual não poderemos fazer projetos de infraestrutura por conta das regras fiscais", declarou.
Reeves destacou que as regras fiscais britânicas são essenciais para manter a confiança dos investidores em títulos no país. Sua permanência no cargo foi questionada no início do mês, após o governo do primeiro-ministro Keir Starmer ceder a pressões do partido Trabalhista, o que resultou em uma reação negativa nos rendimentos dos Gilts britânicos.
Durante a audiência, a ministra defendeu a decisão de cancelar projetos da gestão anterior do Partido Conservador, alegando falta de recursos para financiá-los. "Fizeram vários comprometimentos sem saber de onde o dinheiro viria. Eu prefiro ser honesta e decepcionar algumas pessoas", afirmou. Reeves também mencionou que a ampliação de investimentos e o crescimento do PIB devem ajudar a aliviar a carga tributária, sem a necessidade de grandes mudanças na estrutura fiscal.
Além disso, a ministra ressaltou o sucesso de sua gestão em firmar acordos comerciais com os Estados Unidos, Índia e Coreia do Sul, reafirmando seu compromisso com uma abordagem fiscal responsável e de longo prazo.