O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional declarou situação de emergência em 20 municípios do Rio Grande do Sul devido a chuvas intensas e inundações. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira, 16 de julho de 2025, pelo secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, após análise dos formulários de informações de desastre enviados pelas prefeituras.
As cidades afetadas incluem Jari, Alegrete, São Jerônimo, Silveira Martins, Barão do Triunfo, Caçapava do Sul, Pinhal Grande, Bento Gonçalves, Nova Palma, Bagé, Dom Feliciano, Rosário do Sul, Santo Antônio das Missões, Itacurubi, Itaqui, São Borja, Uruguaiana, Palmeira das Missões, Santa Margarida do Sul e São Lourenço do Sul. O reconhecimento se baseia em portaria ministerial publicada em julho de 2023 no Diário Oficial da União.
Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas meteorológicos para o estado, prevendo tempestades, rajadas de vento e queda de granizo em diversas regiões. Os alertas são válidos até a manhã de quinta-feira, 17 de julho, e as condições climáticas adversas devem persistir por cerca de 20 horas.