O Ministério do Empreendedorismo lançou nesta quarta-feira (9 de julho de 2025) o programa "MEI Conta com a Gente", voltado para empreendedores que buscam se formalizar como Microempreendedores Individuais (MEIs) ou aprimorar seus negócios. A iniciativa foi apresentada durante evento no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e visa conectar empreendedores a contadores parceiros na mesma região por meio de uma plataforma digital gratuita.
O programa é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Ministério do Empreendedorismo, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon). Os contadores parceiros oferecerão serviços como orientação sobre formalização, gestão de negócios, acesso ao crédito e esclarecimento de dúvidas legais e tributárias.
Os empreendedores poderão acessar a plataforma pelo site gov.br/MEI, onde encontrarão informações para se conectar com contadores locais. Além disso, os profissionais de contabilidade também poderão se cadastrar para integrar a rede de apoio ao programa. O secretário-executivo do Ministério do Empreendedorismo, Tadeu De Alencar, e os presidentes da CNC e da Fenacon, José Roberto Tadros e Daniel Coêlho, respectivamente, participaram do lançamento, destacando a importância da formalização e do apoio ao empreendedorismo no Brasil.