O Ministério da Saúde (MS) publicou hoje (24) um edital no Diário Oficial da União (DOU) para a seleção de médicos especialistas para o programa Agora Tem Especialistas. A iniciativa visa combater a escassez de profissionais na Atenção Especializada do Sistema Único de Saúde (SUS) e oferece mais de 1,7 mil vagas para aprimoramento em áreas com carência de médicos.
Dentre as vagas, 635 terão início em setembro, destinadas a estados e municípios que aderiram ao programa, enquanto as demais servirão para cadastro de reserva. As inscrições estarão abertas a partir do dia 28 de julho na plataforma da Universidade Aberta do SUS. Os médicos selecionados receberão uma bolsa-formação de aproximadamente R$ 10 mil, sendo necessário que sejam certificados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou titulados pela Associação Médica Brasileira (AMB).
O programa tem como objetivo aprimorar, em serviço, médicos que atuam em equipes de atenção especializada, promovendo a integração entre ensino, serviço e comunidade em regiões prioritárias para o SUS. A estratégia busca reduzir o tempo de espera, ampliar o diagnóstico precoce e fortalecer as redes de atenção especializada à saúde.
Os profissionais selecionados atuarão em hospitais e policlínicas da rede pública, participando de 16 cursos de aprimoramento com 16 horas semanais de prática assistencial e quatro horas de atividades educacionais. Além disso, o Ministério da Saúde planeja expandir residências em áreas da saúde, oferecendo mil novas bolsas para enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos.