O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou uma nova orientação para os usuários com conta ouro da plataforma Gov.br, visando aumentar a segurança da informação. A recomendação, divulgada nesta semana, sugere que os cerca de 72 milhões de usuários adotem a ferramenta de verificação em duas etapas, uma medida que, segundo o ministério, é eficaz para prevenir acessos indevidos, especialmente quando combinada com o uso da biometria.
Embora a ativação da verificação em duas etapas não seja obrigatória, o MGI destaca que os usuários podem desabilitar a funcionalidade a qualquer momento, caso optem por ativá-la. Atualmente, cerca de 27% das contas ouro já utilizam essa ferramenta de segurança, que promete reforçar a proteção dos dados dos cidadãos.
A plataforma Gov.br, que conta com mais de 169 milhões de usuários, oferece uma ampla gama de serviços digitais, incluindo a assinatura de documentos com validade jurídica, abertura de empresas e transferências de veículos. Entre os serviços mais utilizados estão o Meu INSS, Meu SUS Digital e a Carteira Digital de Trânsito. Para ativar a verificação em duas etapas, os usuários serão convidados automaticamente ao acessarem a plataforma, recebendo orientações sobre o processo de ativação.