O Ministério da Fazenda anunciou, nesta sexta-feira (11), um aumento na projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para 2023, passando de 2,4% para 2,5%. Em contrapartida, a estimativa para 2026 foi reduzida de 2,5% para 2,4%. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Política Econômica (SPE) e refletem a resiliência do mercado de trabalho no segundo trimestre do ano.
As novas projeções do Ministério estão acima das medianas do relatório Focus, que indicam um crescimento de 2,23% para 2025 e de 1,86% para 2026. A SPE atribui a revisão do PIB deste ano à expectativa de um desempenho melhor do consumo das famílias, mesmo diante de uma política monetária restritiva.
Além disso, a SPE destacou que o crescimento esperado para a agropecuária foi revisado para cima, com aumento nas estimativas de produção de milho, café, algodão e arroz. Por outro lado, a expectativa de crescimento da indústria de transformação foi reduzida, passando de 2,2% para 2,0%, refletindo dados abaixo do esperado. Apesar da leve revisão para baixo em 2026, a SPE prevê um crescimento próximo ao potencial de 2,6% nos anos seguintes.