Os contratos futuros de minério de ferro apresentaram alta nesta sexta-feira, alcançando um aumento de 1,8% na Bolsa de Mercadorias de Dalian, fechando a 764 iuanes (US$106,56) por tonelada. Este movimento marca o terceiro ganho semanal consecutivo, impulsionado por expectativas de que a repressão da China à guerra de preços poderá levar a reformas para controlar o excesso de capacidade na indústria de aço.
O minério de ferro de referência para agosto na Bolsa de Cingapura também teve um leve aumento de 0,14%, cotado a US$99,15 a tonelada. Até o momento, ambos os índices de referência acumulam mais de 3,5% de valorização nesta semana, refletindo um otimismo renovado no setor.
Analistas apontam que o sentimento positivo no mercado é sustentado por restrições de produção em Tangshan, um dos principais centros de produção de aço da China, e pela expectativa de reformas na oferta. Jiang Mengtian, analista da consultoria Horizon Insights, destacou que o mercado siderúrgico foi o mais beneficiado, com um aumento na estocagem por parte dos consumidores, o que contribuiu para a elevação dos preços do minério de ferro.
Apesar do aumento nos preços, a demanda por minério de ferro permanece fraca, com a produção média diária de ferro-gusa caindo 0,6% em relação à semana anterior, totalizando 2,39 milhões de toneladas. Recentemente, líderes chineses prometeram intensificar a regulamentação sobre cortes de preços, o que alimentou especulações sobre reformas em setores afetados pelo excesso de capacidade.