Os preços futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian apresentaram uma queda de 0,55% nesta quinta-feira, encerrando o dia a 811 iuanes (US$ 113,40) por tonelada métrica. A pressão sobre os preços é atribuída ao aumento da oferta das grandes mineradoras, como a brasileira Vale e a australiana Fortescue, além do crescimento dos estoques de aço nas usinas chinesas.
A Vale reportou um aumento de 3,7% na produção no segundo trimestre em comparação ao ano anterior, enquanto a Fortescue alcançou recordes de embarques de minério de ferro no quarto trimestre, superando as expectativas do mercado. Os dados da Associação de Ferro e Aço da China indicam que a produção diária de aço das principais empresas subiu 2,1% em relação ao mês anterior, com estoques aumentando em 3,9%.
Apesar da queda nos preços do minério de ferro, o sentimento no mercado permanece otimista, impulsionado pelo anúncio da continuidade da construção da maior usina hidrelétrica do mundo na China. Este projeto é visto como um fator que pode sustentar os preços do aço no futuro próximo.