O preço do minério de ferro em Cingapura registrou um aumento significativo nesta terça-feira, 22, fechando em alta de 2,10%, cotado a US$ 105,65 a tonelada. Este é o valor mais elevado negociado na bolsa desde outubro de 2024, impulsionado por expectativas de maior demanda na China.
A elevação nos preços foi atribuída ao anúncio do início das obras de uma usina hidrelétrica no Tibete, que terá capacidade de geração de 300 bilhões de quilowatts-hora. Segundo o Commerzbank, embora o projeto represente um sinal positivo para o mercado, a reação dos investidores pode ter sido exagerada, uma vez que a construção da barragem deve levar vários anos para ser concluída.
O estrategista do Commerzbank, Volkmar Baur, destacou que, apesar da magnitude do projeto, ele representa apenas uma fração do investimento em infraestrutura na China. A instituição financeira também alertou que a tendência dos preços do minério de ferro dependerá das medidas de estímulo econômico que o governo chinês implementará, incluindo cortes na capacidade produtiva.
Por outro lado, o Commonwealth Bank of Australia (CBA) prevê uma queda nos preços do minério de ferro, estimando que o valor pode chegar a US$ 95 por tonelada métrica até o final do ano, refletindo a incerteza em torno da recuperação econômica da China.