A Microsoft anunciou demissões em sua divisão de Xbox, com o objetivo de aumentar a agilidade e eficiência da empresa por meio da eliminação de camadas de gerenciamento. Phil Spencer, chefe da divisão, justificou a medida como parte de um investimento em Inteligência Artificial (IA). Em meio a esse cenário, o executivo Matt Turnbull, em uma postagem no LinkedIn que foi posteriormente apagada, sugeriu que os funcionários demitidos utilizassem o ChatGPT para desabafar sobre suas experiências.
Turnbull recomendou que os ex-colaboradores explorassem a IA para desenvolver planos de recuperação de carreira personalizados, além de buscar apoio para lidar com a síndrome do impostor que pode surgir após a demissão. Embora tenha reconhecido que as ferramentas de IA não substituem a experiência humana, ele as apresentou como uma forma de aumentar a eficiência em momentos de sobrecarga emocional.
As demissões também impactaram o desenvolvimento de diversos jogos da Xbox, incluindo o novo título da Romero Games, criadora da franquia Doom, e Everwild, do estúdio Rare. O estúdio Turn 10, responsável pela série Forza Motorsport, perdeu metade de sua equipe, o que pode comprometer o lançamento do próximo jogo da franquia.