Nesta quinta-feira (31), Mianmar anunciou a imposição de lei marcial e estado de emergência em nove regiões do país, conforme reportado pela TV estatal. A decisão foi justificada pelo governo militar em função de preocupações com a crescente violência armada e insurgências que ameaçam a segurança nacional.
Desde o golpe militar de 2021, Mianmar vive uma intensa guerra civil, com a junta militar enfrentando resistência de grupos opositores, incluindo um governo paralelo conhecido como Governo de Unidade Nacional. O país, que já enfrenta um isolamento internacional, também lida com uma grave crise econômica, com aproximadamente 40% da população vivendo abaixo da linha da pobreza, segundo dados do Banco Mundial.
Localizado no Sudeste Asiático, Mianmar tem uma população de cerca de 54 milhões de habitantes, sendo o 26º país mais populoso do mundo. A economia do país é predominantemente agrícola, com o arroz como principal produto cultivado. A capital, Naypyidaw, foi estabelecida em 2005, mas a maior cidade, Yangon, continua a ser o centro econômico mais significativo do país.