A concessionária MetrôRio anunciou que aceitará o cartão Jaé, embora ainda não tenha definido uma data para a integração ao sistema de transporte. A informação foi divulgada após a assinatura de um compromisso técnico entre o governo do estado e a prefeitura do Rio, na última sexta-feira (18), para integrar o Riocard ao novo sistema. A partir de 2 de agosto, o uso do cartão Jaé será obrigatório nos transportes municipais.
Atualmente, mais de 60% das passagens nos transportes municipais ainda são pagas com Riocard, a menos de 15 dias da operação exclusiva do Jaé. A secretária Municipal de Transportes, Maína Celidonio, ressaltou que a responsabilidade pelo vale-transporte é das empresas e pediu que os empregadores agilizem o processo para evitar transtornos.
O cartão Jaé, que já possui 87.966 unidades aguardando retirada, pode ser utilizado em ônibus municipais, BRT, VLT, vans e cabritinhos. As recargas do Bilhete Único Carioca passarão a ser feitas exclusivamente no Jaé a partir do próximo mês. Além disso, uma promoção está em vigor para novos usuários que se cadastrarem entre os dias 18 e 20 de agosto, oferecendo um bônus de R$ 4,70 para quem realizar a primeira utilização do cartão com QR Code.
As gratuidades para idosos, estudantes e pessoas com deficiência já estão em vigor desde 5 de julho. Enquanto isso, as máquinas do Riocard continuarão operando nos transportes geridos pelo estado, como trens da Supervia e Barcas, além de manter validadores para o Bilhete Único Intermunicipal.