Um fragmento raro de Marte, pesando 25 quilos, será leiloado pela Sotheby’s em Nova York, com expectativa de arrecadar até US$ 4 milhões (aproximadamente R$ 22 milhões). Conhecido como NWA 16788, o meteorito foi descoberto em novembro de 2023 por um caçador de meteoritos no deserto do Níger, na região do Saara. Este é considerado o maior meteorito marciano já registrado na Terra, medindo cerca de 38 cm x 28 cm x 15 cm, e representa quase 7% de todo o material marciano identificado no planeta.
Cassandra Hatton, vice-presidente de ciência e história natural da Sotheby’s, destacou a importância da peça, afirmando que "é, de longe, o maior fragmento de Marte que já encontramos". O meteorito, que possui tonalidades avermelhadas, acinzentadas e marrons, é 70% maior que o segundo maior fragmento conhecido. Especialistas indicam que o meteorito foi ejetado da superfície marciana após o impacto de um grande asteroide, percorrendo aproximadamente 225 milhões de quilômetros até chegar à Terra.
A autenticidade do NWA 16788 foi confirmada através de análises laboratoriais que compararam sua composição química com dados obtidos pelas sondas Viking, que pousaram em Marte em 1976. O estudo revelou que o meteorito pertence à classe shergottite olivina-microgabroica, caracterizada pelo resfriamento lento de magma marciano e rica em minerais como piroxênio e olivina. Antes do leilão, o fragmento foi exibido ao público na Agência Espacial Italiana, em Roma. A Sotheby’s não divulgou a identidade do atual proprietário do meteorito.