Os índices futuros das bolsas de valores dos Estados Unidos registram queda nesta quarta-feira, 16 de agosto, enquanto investidores aguardam a divulgação dos dados de inflação ao produtor (PPI). A expectativa se intensificou após o índice de preços ao consumidor (CPI) ter levado o mercado a reconsiderar as previsões de cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed).
A temporada de balanços corporativos nos EUA está em pleno andamento, com os resultados de grandes instituições financeiras como Goldman Sachs, Morgan Stanley e Bank of America sendo esperados para hoje, após JPMorgan e Citigroup superarem as expectativas na terça-feira. Analistas indicam que o Fed deve manter as taxas de juros inalteradas em julho e possivelmente em setembro, apesar das pressões externas, incluindo declarações do ex-presidente Donald Trump.
Os mercados da Ásia-Pacífico também fecharam em baixa, influenciados por um acordo comercial preliminar entre os EUA e a Indonésia, que inclui tarifas sobre exportações. Na Europa, os índices operam em queda, impactados pela inflação persistente e um alerta de lucro da montadora Renault, que viu suas ações despencarem 16% após a redução de suas projeções financeiras.
No setor de commodities, os preços do petróleo apresentam leve alta, impulsionados por uma expectativa de demanda estável nos EUA e na China. O Bitcoin também mostra valorização, com um aumento de 1,47% em relação à cotação anterior, alcançando US$ 118.338,80.