Os mercados financeiros estão em alerta nesta terça-feira (22) devido às falas de dirigentes do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos. O presidente da instituição, Jerome Powell, fará um discurso às 9h30, seguido pela diretora Michelle Bowman, membro do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), que se pronunciará às 14h30. Às 17h30, será divulgado o relatório semanal da Administração de Informação de Energia (API) sobre os estoques de petróleo. No Brasil, a preocupação com as tensões comerciais com os EUA continua a dominar o noticiário econômico.
No cenário interno, a atenção se volta para a divulgação do relatório de avaliação de receitas e despesas primárias do terceiro bimestre, que avalia o desempenho fiscal do governo em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Além disso, investidores aguardam os dados operacionais da mineradora Vale (VALE3) e o resultado financeiro da Neoenergia (NEOE3), que serão apresentados após o fechamento do mercado.
Às 20h, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participará de uma entrevista no canal do YouTube da economista Nath Finanças. O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, também terá uma audiência fechada com José Antonio Batista Costa, presidente do conselho do PicPay. A expectativa é que esses eventos influenciem o comportamento do mercado ao longo do dia.