Nesta quinta-feira, 16 de julho, os mercados financeiros se preparam para uma agenda esvaziada de indicadores econômicos, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. O destaque no Brasil é a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que restabeleceu parcialmente a eficácia dos decretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), mantendo a derrubada do trecho que tratava da tributação das operações de risco sacado.
No Brasil, o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), medido pela Fundação Getulio Vargas, será divulgado às 8h, enquanto nos Estados Unidos, às 9h30, serão apresentados os dados sobre auxílio-desemprego semanal, preços de importados e vendas no varejo de junho. O mercado também acompanhará os discursos de membros do Federal Reserve ao longo do dia, com intervenções programadas de Adriana Kugler, Mary Daly, Lisa Cook e Christopher Waller.
Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará de eventos em Goiás e na Bahia, incluindo a abertura do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes e a cerimônia de entrega de serviços na área da saúde. Após o fechamento do mercado, a Netflix divulgará seu balanço do segundo trimestre de 2025, com expectativa de lucro por ação de US$ 7,03 e receita de US$ 11,04 bilhões.
Por fim, o governo brasileiro, liderado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, busca sensibilizar o mercado consumidor dos EUA para reverter a sobretaxa de 50% imposta por Donald Trump. O diálogo inclui reuniões com setores da indústria e agronegócio, visando mostrar os impactos negativos da taxação antes da data prevista para a entrada em vigor da tarifa, em 1º de agosto.