Bernardo Gomes de Oliveira, de apenas 3 anos, faleceu na última segunda-feira (15) após ser picado por um escorpião-amarelo em Cambará, no norte do Paraná. O incidente ocorreu na manhã de domingo (13), quando o menino, enquanto se preparava para visitar a avó, calçou um sapato que continha o aracnídeo. A criança sofreu 33 paradas cardíacas antes de sua morte ser confirmada pela família.
Os pais de Bernardo, Márcio Oliveira e Bianca Gomes, relataram à RPC que o menino saiu correndo e gritando de dor após a picada. O escorpião foi encontrado posteriormente embaixo de um tapete na casa da família. Segundo os pais, o bairro onde residem é novo e possui terrenos vazios, onde já foram avistados outros escorpiões.
Após ser atendido no Hospital Municipal de Cambará, Bernardo foi transferido para a Santa Casa de Jacarezinho, onde a família enfrentou dificuldades devido à falta de antídoto. O menino foi intubado e transferido por helicóptero para o Hospital Universitário de Londrina, onde sua morte foi confirmada. O secretário municipal de Saúde de Cambará, Ronaldo Guardiano, explicou que a demora na ambulância se deu por atender outras cidades e que a distribuição de soros contra picadas é realizada conforme orientação regional.