O corpo de Bianca Bernardon Zanella, de 11 anos, é velado na manhã deste sábado, 12, na Capela Vaticano, em Curitiba. A tragédia ocorreu na quinta-feira, 10, quando a menina caiu de um penhasco no Cânion Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS), onde estava com sua família. A cerimônia de velório teve início às 9h e se encerrará às 15h.
Durante um passeio em família, Bianca estava no mirante do cânion quando, por volta das 13h30, correu em direção à borda. O pai tentou segurá-la, mas não conseguiu evitar a queda. O laudo de necropsia indicou politraumatismo como a causa da morte, enquanto o laudo sobre as condições de segurança do local deve ser concluído em aproximadamente um mês.
A delegada Fernanda Seibel Aranha, responsável pela investigação, informou que o inquérito está em fase preliminar e que os pais da criança já foram ouvidos. A investigação também examinará a sinalização do parque e possíveis falhas de segurança, especialmente para visitantes com necessidades especiais. O ICMBio, órgão que administra o parque, lamentou o incidente, que é o primeiro caso de óbito de um visitante desde a criação do parque em 1992.
Equipes de resgate, incluindo bombeiros de Canela e Gramado, foram acionadas imediatamente após o acidente. A menina foi localizada por um drone a cerca de 70 metros abaixo do local da queda, mas, devido ao difícil acesso e condições climáticas, os socorristas só conseguiram chegar até ela por volta das 23h, onde constataram o óbito no local.