Uma megaoperação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizada nesta terça-feira (8) resultou na prisão de 47 pessoas e na desarticulação de uma complexa rede de tráfico de drogas com atuação internacional. A investigação revelou que as drogas, provenientes da Colômbia, Peru e Bolívia, eram transportadas para o Acre e Rondônia, antes de serem enviadas ao Distrito Federal, utilizando veículos modificados para esconder os entorpecentes.
Foram expedidos 127 mandados, incluindo 75 de busca e apreensão e 52 de prisão, com 36 detidos no DF, 9 em Rondônia e 2 em Goiás. A polícia estima que o grupo movimentava cerca de R$ 20 milhões por ano. Os suspeitos enfrentam acusações de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, com penas que podem chegar a 30 anos de prisão.
A operação, denominada 'Operação Irmãos', contou com a participação de 240 policiais e apoio de diversas instituições, incluindo o Ministério Público do DF e as polícias civis de Rondônia e Goiás. O delegado Waldek Fachinelli Cavalcante destacou que motoristas eram aliciados para o esquema, e a droga era armazenada temporariamente em Goiânia antes de ser distribuída em várias regiões do DF, como Samambaia, Taguatinga e Ceilândia.