O Ministério da Educação (MEC) anunciou a criação da Rede de Apoio à Implementação da Política Nacional de Ensino Médio nos Territórios (REM) por meio da Portaria nº 495/2025, publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 8 de julho. A iniciativa visa fortalecer a governança da Política Nacional de Ensino Médio, estabelecida pela Lei nº 14.945/2024.
A REM tem como principal objetivo promover a articulação entre os agentes responsáveis pela implementação da política, assegurando a efetividade das estratégias nos diversos territórios e sistemas de ensino. Entre os eixos estratégicos da rede estão a organização curricular, o monitoramento do acesso e permanência dos estudantes, além do desenvolvimento profissional dos educadores.
A estrutura da REM contará com dois representantes da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, além de 27 coordenadores e mobilizadores de implementação e educação profissional e tecnológica. Os membros, indicados pelos titulares das respectivas unidades, deverão apresentar relatórios anuais ao Comitê de Monitoramento e Avaliação do Ensino Médio, com o apoio financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).