O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira, 9, a criação do programa 'Na Ponta do Lápis', destinado a promover a educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária entre estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas. O programa é especialmente voltado para beneficiários do Pé-de-Meia, que oferece bolsas a alunos do ensino médio inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
De acordo com o MEC, o 'Na Ponta do Lápis' visa apoiar a implementação de temas transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionados à economia. A adesão ao programa será voluntária para as redes municipais e estaduais, que poderão contar com o suporte do MEC através de um comitê responsável por fornecer orientações e recomendações para aprimorar os planos de ação locais.
O ministério destaca que a iniciativa surge da necessidade de fortalecer a autonomia e a cidadania crítica dos estudantes, contribuindo para a inclusão social e econômica. Além disso, a portaria prevê a qualificação contínua dos educadores que participarão da implementação do programa, garantindo uma formação adequada para o ensino dos novos conteúdos.
O MEC também planeja desenvolver novas estratégias para integrar esses conhecimentos em modalidades de educação especial, bilíngue para surdos, do campo, além de escolas indígenas e quilombolas, por meio de uma nova normativa a ser elaborada pela pasta.