O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira, 14 de julho, a abertura das inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), uma iniciativa que visa auxiliar Estados e municípios na seleção de professores para escolas públicas em todo o Brasil. Conhecida como o "Enem dos Professores", a prova será aplicada no dia 26 de outubro e as inscrições poderão ser feitas até as 23h59 do dia 25 de julho.
A PND contará com questões divididas entre Formação Geral e Formação Específica, combinando itens discursivos e de múltipla escolha. Os candidatos deverão indicar a área específica de avaliação no momento da inscrição. A prova é promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pretende criar um banco de profissionais qualificados para facilitar a contratação de docentes por parte das redes de ensino.
Além de estudantes na fase final de cursos de licenciatura que estão inscritos no Enade 2025, a PND é aberta a todos os formados em cursos de licenciatura que desejam participar de concursos ou processos seletivos que adotem o resultado da avaliação. O valor da inscrição é de R$ 85, com isenção disponível para candidatos de baixa renda e doadores de medula óssea.
Os concluintes do Enade das licenciaturas participarão automaticamente da prova, sem necessidade de nova inscrição. Durante o período de inscrições, também será possível solicitar atendimento especializado e o uso de nome social, garantindo maior inclusão e acessibilidade para todos os interessados.