O Ministério da Educação (MEC) anunciou a abertura do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2025, oferecendo um total de 74.500 vagas em 18.419 cursos de 1.215 instituições de ensino superior privadas. Os candidatos poderão escolher até três opções de cursos, organizando-as por ordem de preferência.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até esta sexta-feira, 18, através do Portal Acesso Único, utilizando o login único do governo federal (Gov.br). Para se inscrever, é necessário ter um Cadastro de Pessoa Física (CPF) e uma senha. Aqueles que ainda não possuem conta no Gov.br podem criá-la no mesmo portal.
Os estados com maior número de vagas disponíveis são São Paulo, com 11.397, seguido pela Bahia, com 8.050, e Minas Gerais, com 7.970. Para se qualificar, os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, atingindo uma média mínima de 450 pontos nas cinco provas, além de não ter zerado a redação e ter uma renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos.
O resultado da chamada regular será divulgado em 29 de julho, com a complementação das inscrições dos pré-selecionados ocorrendo entre 30 de julho e 1° de agosto. O MEC também realizará convocações adicionais para preencher vagas não ocupadas, entre 5 de agosto e 19 de setembro. O Fies tem como objetivo financiar a educação de estudantes em instituições privadas que atendam aos critérios do programa.