Neste sábado, 26 de agosto, o Ministério da Saúde promove um 'Dia D' de vacinação contra o sarampo em cinco municípios de Mato Grosso: Cáceres, Porto Esperidião, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade e Comodoro. A ação visa aumentar a cobertura vacinal e prevenir a reintrodução do vírus no Brasil, que atualmente não registra casos da doença, mas enfrenta um alerta devido ao aumento de infecções em países vizinhos, como a Bolívia.
De acordo com Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações, é crucial que a população entre 1 e 59 anos compareça aos postos de saúde para se vacinar. Em Cáceres, oito unidades estarão abertas das 8h às 16h, oferecendo a vacina para a população local. A movimentação na fronteira com a Bolívia tem gerado preocupação, especialmente após a declaração de Emergência Sanitária Nacional pelo país vizinho, que registrou 63 casos de sarampo até o final de junho.
Além da vacinação, a Prefeitura de Cuiabá emitiu um alerta sobre o risco de casos da doença na capital, embora não haja registros confirmados até o momento. O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) recomenda medidas de prevenção, como a vacinação, higiene das mãos e ventilação dos ambientes, para conter a disseminação do sarampo. Viajantes que apresentarem sintomas devem buscar assistência médica imediatamente, informando sobre suas viagens.