O Ministério da Saúde anunciou que, apesar de não haver casos confirmados de sarampo em Mato Grosso do Sul, os municípios fronteiriços estão em estado de alerta após a declaração de emergência na Bolívia. A medida visa prevenir a propagação da doença, que já registrou 74 casos no país vizinho, principalmente em Santa Cruz e La Paz, e 5 no Brasil.
A vacinação com a tríplice viral será reforçada, com foco em crianças e jovens. De acordo com Jakeline Miranda Fonsec, gerente de Doenças Agudas e Exantemáticas da Secretaria de Estado de Saúde (SES), crianças a partir de 6 meses receberão a dose zero da vacina, enquanto pessoas de 12 meses a 29 anos devem ter pelo menos duas doses, e aqueles de 30 a 59 anos, pelo menos uma dose.
A prefeitura de Ladário já anunciou a realização de busca ativa em creches e escolas, além de receber novas doses da vacina a partir desta quarta-feira (9). Corumbá também receberá imunizantes na próxima semana e planeja enviar parte deles para a Bolívia. Os municípios estão organizando uma campanha de conscientização sobre a importância da vacinação e aguardam a definição do calendário pela Secretaria de Estado de Saúde.